top of page

MONICA FILGUERAS GALERIA DE ARTE - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - 2011

FESTIVAL ELETRONIKA - 2011

 

CHUVA

é uma vídeo-instalação interativa que explora através de projeção nova forma de se relacionar com a imagem. Os interatores passeiam pelo espaço com guarda-chuvas servindo de tela (interface), onde imagens de chuva são projetadas. As imagens de diferentes intensidades de chuva precisam dos guarda-chuvas para serem percebidas.

 

“Chuva desloca para fora do cubo branco este jogo entre acontecimentos rápidos e encantadores capturados pelo olhar atento e formas de montagem que ressaltam aspectos quase invisíveis de cenas aparentemente triviais, ou exploram elementos inusitados de composições plasticamente potentes. Ao projetar uma chuva videográfica em um guarda-chuva oferecido ao público presente na abertura da exposição, a artista cria uma situação em certo sentido tátil, que aproxima pele e olho, ou faz do tecido uma pele temporária da imagem que se confunde com um acontecimento mais uma vez deslocado do tempo em que acontece. Chuva de elétrons num dia seco de outono, que transforma o tecido sobre a cabeça de quem vê em interface: ele aproxima a água virtual do olhar, ao invés de afastar o corpo.”

Trecho do texto crítico de Marcus Bastos da exposição “Coleção Particular” de Lea van Steen na Mônica Filgueiras ©aleria de Arte em  maio de 2011.

 

RAIN

In Chuva (“Rain”) she explores a new way of relating with imagery and the way its shown. Umbrellas held by members of her audience become canvases onto which she projects images of rain (in various colors)

 

http://thecreatorsproject.vice.com/blog/umbrellas-and-disco-balls-the-video-art-of-lea-van-steen

 

bottom of page